quarta-feira, 23 de maio de 2012

Osteopatia ou pilates no tratamento da hérnia de disco???

Você tem dois pacientes com uma dor na coluna lombar decorrente de hérnia de disco. Um começa a fazer pilates e o outro osteopatia. Ambos relatam que, com o tratamento, a dor sumiu. Será que ambas as formas de tratamento são indicadas para hérnia de disco???
São sim, mas em períodos distintos do tratamento, para ter uma eficácia máxima. Uma hérnia discal lombar gera dor, encurtamento e redução da atividade estabilizadora dos músculos estabilizadores vertebrais e fraqueza da musculatura de contração rápida.
A osteopatia corrige a origem do problema e o pilates irá favorecer o alongamento da musculatura estabilizadora vertebral, favorecendo seu fortalecimento também, bem como irá promover um fortalecimento muscular global.
Se apenas a osteopatia for feita, a musculatura que estabiliza a coluna lombar pode não ficar tão forte para resolver completamente a instabilidade vertebral, gerando dor lombar. Se apenas o pilates for feito, a causa real do problema pode não estar sendo tratada e a dor pode reaparecer.
Assim, o ideal é que o paciente comece a fazer osteopatia e, com a melhora da biomecânia corporal, associe o pilates ao seu tratamento. Isso é o que geralmente deve ser feito, mas é bom lembrar que cada paciente é um mundo e deve ser bem avaliado pelo fisioterapeuta. Há pacientes que só precisam do pilates para melhorar. Há pacientes que melhoram apenas com a osteopatia. Por isso, avalie bem seu paciente, veja se ele têm áreas de hipomobilidade articular, visceral ou craniana, veja se a hipermobilidade vertebral não é compensatória. Em casos de pessoas hipermóveis, o pilates geralmente é suficiente. Para pessoas com aumento de mobilidade lombar para compensar a perda da mobilidade em outra área corporal, a osteopatia está indicada na fase inicial do tratamento, antes mesmo do pilates. Uma boa avaliação é sinônimo de grandes chances de um tratamento de sucesso! Lembrem-se sempre disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário