1) Você sabe por que uma pessoa que fez uma cirurgia abdominal pode ter restrição dos movimentos de ombro associado a dor na coluna vertebral?
Nosso corpo é constituído por fáscias e músculos que se conectam. Quem fez uma cirurgia abdominal têm uma cicatriz na região, que traciona este tecido miofascial propagando esta tensão até o ombro, podendo causar limitação dos movimentos desta articulação. Uma restrição articular começar a favorecer o surgimento de áreas de hipermobilidade, para compensar a perda de mobilidade articular. Assim, a pessoa pode apresentar hipermobilidade lombar ou cervical, gerando espasmos musculares para estabilizar a área hipermóvel, gerando dor.
2) Como uma entorse em inversão de tornozelo pode gerar uma redução da expansibilidade torácica?
Este tipo de entorse pode provocar uma lesão de fíbula baixa, o que traciona o bíceps femoral podendo gerar uma rotação posterior do ilíaco homolateral, o que altera a tensão da fáscia tóraco-lombar, que se comunica com o diafragma, propagando esta tensão ao diafragma, o que altera a relação comprimento X tensão ideal diafragmática, reduzindo a atividade deste músculo, promovendo a redução da expansibilidade torácica. Além disso, a tensão da fáscia tóraco-lombar pode promover redução da mobilidade das vértebras dorsais, gerando redução da mobilidade das costelas, contribuindo ainda mais para redução desta expansibilidade.
3) Como tratar a síndrome do túnel do carpo tratando a cervical?
O plexo braquial sai da coluna cervical e inerva os membros superiores. Isto significa que uma compressão por espasmo de escalenos ou por uma primeira costela alta gera a sintomatologia desta síndrome. Assim, se a compressão nervosa não ocorre ao nível do punho, mas sim ao nível cervical, esta compressão tem que acabar neste nível. Massss, se esta compressão estiver ocorrendo por espasmo de escalenos devido a uma hipofunção diafragmática decorrente da tensão gerada por uma uma ptose hepática? Neste caso, deve-se tratar esta ptose, o diafragma e a cervical para a melhora da sintomatologia dolorosa.
O osteopata tem uma visão global do paciente, por isso a abordagem osteopática faz tanto sucesso no tratamento de diversas patologias!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário