Atualmente vemos fisioterapeutas que se dizem osteopatas sem fazer o curso de osteopatia, ou fazendo-o de forma incompleta.
Para a pessoa ser considerada osteopata em qualquer local do mundo, é necessário que tenha uma formação de 5 anos. Durante este período, ele aprenderá a tratar todas as articulações do corpo, o sistema músculo-esquelético, as vísceras e os ossos do crânio. Além disso, terá que fazer um trabalho de pesquisa e apresentá-lo para uma banca de osteopatas internacionais. Só assim o osteopata será reconhecido internacionalmente.
Atualmente, no Nordeste só há 3 osteopatas com D.O em osteopatia, título este obtido quando a pessoa defende a pesquisa perante uma banca internacional. Existem muitos osteopatas na minha situação, que são C.O, que é quando ele acaba o curso mas ainda não defendeu esta monografia. No meu caso e dos outros osteopatas C.O, somos osteopatas, mas ainda não somos reconhecidos internacionalmente. Por isso, em novembro estarei defendendo minha pesquisa para adquirir o título de Osteopata D.O.
Quando você for se tratar com osteopatia, sempre procure um osteopata!